AUTORIZAÇÃO DE DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA (ADM)
 

Return Merchandise Authorization (RMA) ou Autorização de Devolução de Mercadoria (ADM) é uma transação onde o comprador envia o material defeituoso para o fornecedor de forma a obter uma reparação do produto ou um novo, ou para poder adquirir um outro produto ou ter esse valor levado a crédito para utilização em uma futura compra.
 
Todos os nossos produtos possuem garantia de 12 meses contados a partir da data de expedição da mercadoria, ou seja, a efetiva emissão da nota fiscal. 
 
Assim todas as devoluções (RMA) obedecerão aos seguintes critérios:
1. Informar ao setor de RMA pelo telefone (44 3033 6464) ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o problema ocorrido e o número da nota fiscal que originou a compra, feito isso nossos colaboradores orientarão o cliente no procedimento correto para a devolução ou troca dos produtos.
2. A aceitação da devolução não implica necessariamente na obtenção de crédito, uma vez que os produtos devolvidos passarão ainda por análise técnica. Pelo artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90, o setor de RMA tem até 30 dias após a data de apresentação do problema pelo consumidor para responder a solicitação.
3. Após receber a autorização o cliente deverá emitir nota de devolução/troca conforme o caso e proceder o envio da mercadoria através de transportadora previamente especificada pela empresa.
Situações que caracterizam a perda de garantia de nossos produtos:
a. A mercadoria não consta na relação de produtos adquiridos pelo cliente nos últimos 365 dias; 
b. Produto está na relação, porém tem fabricação diferente de nossos fornecedores;
c. Produto tem marcas de violação, e/ou remanufatura. Ex.: Marca de furo por seringa, parafusos marcados por chave, lacres rompidos, sem etiqueta. etc.;
d. Danos causados por queda ou má aplicação do produto, ou seja, forçar a entrada do mesmo em equipamento diferente de sua especificação ou alterar sua configuração para uso múltiplo;
e. Produto sem etiqueta de identificação;
f. O cartucho estar vazio, ou abaixo do peso;
g. Falta da Folha Teste, deve ser enviado junto com o produto a folha de teste comprovando o defeito do cartucho (impressão fraca, baixo rendimento, manchas, etc.);
h. Os produtos deverão estar acompanhados de sua embalagem de origem, no caso dos cartuchos de toner, os mesmos devem estar dentro do respectivo bag, os cartuchos de tinta e demais insumos jamais podem ser acondicionados em sacolas plásticas, pois danificam os produtos e contaminam os cartuchos;

IMPORTANTE. A devolução deve impreterivelmente corresponder ao CNPJ da compra.

As mercadorias recebidas em desacordo ou que forem recusadas, ou seja, sem análise favorável, serão enviadas sem custos juntamente com um novo pedido do cliente (prazo de 30 dias para novo pedido); ou separadamente com o prazo máximo para o envio de 90 dias com frete a cobrar. Caso o cliente não queira receber novamente o produto, poderá assinar um termo autorizando a destruição do mesmo pela empresa. A Edeltec reserva-se ainda no direito da destruição dos produtos após o prazo estipulado de 90 dias caso o cliente não se pronuncie referente a destinação do mesmo.
 
Uma vez aceita a devolução é direito do cliente:
a. Receber a substituição dos produtos por outros iguais. Na possibilidade de não haver em estoque o mesmo produto, deverá ser anotado na conta corrente do cliente o crédito dos produtos apontados pela nota de entrada dos mesmos;
b. Esse crédito a rigor deverá ser utilizado em compras futuras salvo autorização competente.
c. O crédito na aquisição de outros produtos diferentes aos devolvidos implicará no pagamento da diferença entre o devolvido e o novo e no caso contrário caberá ao cliente um saldo para utilização futura, sabendo-se que o crédito é no valor correspondente ao da data da compra e jamais pelo valor atual.
IMPORTANTE. Caso existam divergências de informação entre a solicitação feita e o produto efetivamente enviado, com nota fiscal, o mesmo deverá ser feita cem por cento no laudo do RMA. 
 
Todas as solicitações de RMA tem validade de 30 dias e não poderão ser prorrogadas. Caso não tenhamos retorno dentro deste prazo, a solicitação de devolução/troca será cancelada.
 
A DEVOLUÇÃO não suspende e não altera a cobrança da(s) fatura(s) da compra.
 
 
 
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